LGPD: Veja como o Varejo pode evitar multas e punições!
O tempo avança e a Lei Geral de Proteção de Dados vai exigir das Empresas comprometimento na sua implementação. Como o setor do Varejo será influenciado?
Hoje o Brasil conta com quase 5 milhões de Lojas de Varejo. Entre elas, temos Supermercados, Lojas de Departamento, Lojas de Conveniência, entre outras. A variedade de empreendimentos no segmento é imensa e traz desde pequenos e médios negócios até as grandes empresas.
Por que é necessário a adequação no Varejo?
Assim como a maioria das empresas pelo país, o comércio varejista também mexe com dados tanto de Clientes como de Funcionários e Colaboradores. A importância da adequação vai melhorar os seus processos internos, gerando maior competitividade e transparência ao seu negócio. Além disso, vai também evitar sanções e multas que podem chegar à casa dos 50 milhões de reais! Isso mesmo, 50 MILHÕES DE REAIS!
Como anda a preparação?
De acordo com uma pesquisa feita pela Serasa Experian, cerca de 85% das empresas brasileiras ainda não estão preparadas para atender às exigências da LGPD. No setor do varejo, apenas 17,9% das empresas estão adaptadas e dentro da Lei.
Por onde começar?
Com o estabelecimento de normas e limites para uso, coleta e tratamento de dados pessoais, lidar com os dados dos Clientes, Funcionários e Colaboradores sem cometer abusos passa a ser um grande desafio. As medidas devem ir desde o uso de softwares para proteção dos dados armazenados até a gestão do consentimento dos clientes para uso das informações pessoais.
E isso tudo vai passar pelo mapeamento e fluxo dos dados pessoais – saber por onde entram, onde ficam armazenados, quais os controles aplicados, existe ou não compartilhamento com terceiros e como é feita a eliminação.
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