LGPD: Dados Anonimizados podem salvar o seu negócio
Você sabe o que são Dados Anonimizados? Com a Lei Geral de Proteção dos Dados, prática será recorrente e pode evitar sanções e multas. Veja como!
Que a Lei Geral de Proteção de Dados, ou simplesmente LGPD, vai ser importante para o país, disso não temos dúvida! Cada vez mais a adequação das empresas vai se aproximando do prazo final e quem não estiver em conformidade com a Lei, corre o risco de multas de até 50 milhões de reais por infração cometida. Uma das práticas para evitar punições diz respeito aos Dados Anonimizados. Você sabe o que seria isso?
Antes de mais nada, é preciso entender o que são Dados Pessoais, segundo a LGPD
A Legislação considera dados pessoais qualquer informação que possa identificar ou tornar uma pessoa identificável. Alguns exemplos: Nome; RG; CPF; número de telefone, como também em alguns casos as Coordenadas Geográficas (GPS), IP, também podem ser consideradas parte so conjunto de dados pessoais e que podem identificar uma pessoa.
Agora o que não será considerado um dado pessoal? O número de registro de empresa, o seu endereço de e-mail por si só e os dados anonimizados. Sim, isso mesmo! Os dados anonimizados não são considerados dados pessoais.
Afinal, o que são Dados Anonimizados e por que importantes?
A LGPD define como a anonimização de dados a…
“utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo”
Ou seja, o dado anonimizado é aquele que era relativo a uma pessoa, mas que passou por etapas que garantem a desvinculação dele a essa pessoa.
Se um dado for anonimizado, então a LGPD não vai se aplicar a ele. Vale frisar que um dado só é considerado efetivamente anonimizado se não permitir que se reconstrua o caminho para “descobrir” quem era a pessoa titular do dado.
Por que é tão importante Anonimizar um Dado?
Com a anonimização dos dados é possível compartilhá-los internamente, em um canal de atendimento por exemplo, ou mesmo com outras empresas e consequentemente mitigando os riscos de sofrer sanções que podem acabar com o seu negócio, isso porque não é possível identificar exatamente quem é a pessoa por trás da informação.
Portanto, os dados anonimizados protegem a identificação dos usuários/clientes do seu serviço, gerando maior credibilidade. No entanto, eles ainda possibilitam a associação com outros negócios, aperfeiçoando a Segurança da Informação na sua Organização.
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